
Levi Strauss, um vendedor de lonas, judeu alemão, em plena corrida mineradora americana, especificamente, no ano de 1853, foi o criador, das hoje, tão populares calça jeans. Estas, usadas no decorrer de 158 anos por mineradores, operários, soldados, rebeldes, e hoje, por todos, sem distinção de classe social ou idade.
Nos primórdios da criação, a matéria-prima utilizada era tão rígida quanto o trablaho exercido nas minas. Foi então, que Strauss passou a utilizar o denim, tecido tão resistente quanto, porém, flexível e, posteriormente, colorido a partir de uma planta denominada Indigus, com o familiar índigo.
Na década de 30, o jeans passa a popularizar-se e na década de 1950 vestiu ícons vanguardistas, tais como: James Dean, Marlon Brando e Elvis Presley. Depois vieram os Beatles, Bob Dylan e Jimi Hendrix, imagnes intrinsecamente relacionadas ao Rock and Roll.
Na passarela, o jeans foi visto pela primeira ves na década de 70, com apresentação de Calvin Klein. Este, inicialmente criticado por aqueles que não imaginavam o que o artigo se tornaria.
A partir de 1980, através do desejo de ousar e criar, o jeans se consolida-se. E nas lavanderias, toques mil foram criados e aprimorados, através do amaciamento e do pioneiro stone wash, modificando através do uso de pedras no processo, o efeito do tecido. Assim, de acordo com o gosto do freguês, podem-se se encontrar calças diversificadas e aparerentemente usadas, desbotadas, entre outras, e até mesmo, animalescas.
Entretanto, ainda hoje, quem imaginaria que um produto remoto e rústico como tal, vem sendo aprimorado através de transformação incessante, atravessando o século XX, passando de artigo viril e de atrito à artigo popular e até mesmo de luxo. Tecido simplório e expressivo, concebido a partir do cruzamento entre fios de trama e urdume, resistente ao tempo, tendências e modismos, propagando a essencial individualidade e comportamento presentes nas calças jeans.
Nos produtos brasileiros, veem-se peças leves e anatômicas, usadas por ditadoras de tendências internacionais. Hoje, sim senhor, o país é também o maior produtor de tecido de denim do Mundo, além de fornecedor das grifes mundialmente desejadas.
As características evidentes no jeans remetem àquilo que cada indivíduo deseja comunicar.
Muito legal!
ResponderExcluirTambem gostei desse cantinho, também estarei por aqui.
Bjinhos
Joelma
olá tudo bem?Muito bom seu trabalho e também as postagens, dizem que todo blog tem um pedacinho do autor...tudo de bom e sucesso com o blog.
ResponderExcluir