Pesquisar este blog

sábado, 31 de outubro de 2009

"As Encalhadas da Colônia"


De onde vem o termo encalhada? E por que o termo é tão pejorativo?








Para o desespero das mulheres sem marido, namorado ou enrrolado, em uma pesquisa pelo IBGE, no Brasil há cerca de 3 milhões de mulheres a mais que homens.
E para piorar a situação dessas o homossexualismo nunca teve tanto em concorrência, acho que nem na Grécia eram vistos tantos juntos rs- brincadeirinha-.

Mas. para a tristeza da nação feminina as encalhadas não existem a pouco tempo.... É sério, só para ter uma idéia esse termo surgiu na Colônia.

Pois é, a sociedade colonial desdenhava as mulheres brancas portuguesas que "quisessem" permanecer solteiras.
Essas não tinham espaço na vida social da Colônia. Nessa época, foi criado o mito da “encalhada”, ou seja, mulheres rejeitadas.
O ideal de toda mulher casada com um colono era o casamento e a fecundação de uma prole numerosa. (como conhecemos nos dias de hoje: as vacas para prole)

Pimenta: Sendo assim, toda aquela justificativa de que a conquista da independência e a ascensão feminina em muitos cargos antes ocupados apenas por homens, são quesitos que assustam a classe masculina...
E na colonia? qual era a justificativa?Falta de pouse (riqueza) ou beleza mesmo...

Pimenta 2: Então se tem mulher feia casando ela é um baú de supresa ($)!
se tem mulher burra casando ela é bonita!!!! brincadeirinha... até por que nos dias de hoje tem a opção no gabarito: solteira por opção!rsrs





DIAS, Maria Odila Leita da Silva. Quotidiano e poder em São Paulo no século XIX. Ana Gertrudes de Jesus. São Paulo: Brasiliense, 1984.
Imagem: é do blog; Wilbor se Revolta

Nenhum comentário:

Postar um comentário