Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A VERDADEIRA "CHAPEUZINHO VERMELHO"




O grande massacre de gatos, do históriador Darton, é um livro mega interessante, conta o real dos contos de fadas!

Darton representa o conto Chapeuzinho Vermelho através de um estudo sobre a representação e a importância dos contos para os não iluminados, ou seja para os simples camponeses, quem conta na representatividade psicanalista é Fromm.
Segundo Fromm o conto primitivo camponês dos séculos XVII e XVIII representa o inconsciente coletivo constante no conto, que para ele, trata sobre a confrontação de uma adolescente com a sexualidade adulta.

Por meio da decodificação dos símbolos existentes no conto, Fromm conseguiu analisá-lo.

Os simbolismos encontrados por ele no conto para fundamentar sua análise são o chapeuzinho vermelho, simbolizando a menstruação, e a garrafa de vinho, (adaptada com a cesta de doces) que é um símbolo de virgindade. Os avisos dados pela mãe de chapeuzinho, para que não se desviasse do caminho, significariam o cuidado que deveria ter a menina para não quebrar a garrafa e perder seu líquido(hoje contada para não se perder), ou seja, “um alerta contra o perigo do sexo e de perder a virgindade”.

O lobo representaria o macho sedento por sexo e astucioso, que procura desviar a menina do caminho da virtude(entende o porque a vovó tava tão cabeluda agora né? rs). O ato sexual um “ato canibalista em que o macho devora a fêmea”.
Neste conto, para Fromm, estaria sendo narrado um conflito macho-fêmea, no qual as mulheres seriam vitoriosas. O lobo, pela tentativa de quebra de um tabu sexual, teria sua barriga enchida de pedras, que representariam à esterilidade e o castigo pela violação cometida.

Pois é, quem diria uma estorinha tão inocente ser tão instrutiva rsrs



fonte da imagem:http://www.tukapereira.com/blog
Referência:
DARTON, Robert. O Grande Massacre de Gatos e outros episódios da história cultural francesa. 4. ed. Graal: Rio de Janeiro, 2001

2 comentários:

  1. Nossa, muito legal... nunca tinha pensado por esse lado!
    sou apaixonada pela história!
    Gostaria de saber a verdadeira história da unha francesinha...
    obrigada!

    Angêla

    ResponderExcluir
  2. Oi Angela, fiz uma postagem respondendo você!Espero que goste!
    bjos e tudo de bom para vc!

    ResponderExcluir